Tuesday, October 23, 2007

Sim... eu su tenho Transtorno/ Síndrome do Panico

Como descobrir e o que fazer quando do sabemos que Sim, temos a SP/TP.

Muitas pessoas estão vagando pelos consultórios e clínicas sem que ninguém seja capaz de lhes dizer qual a verdadeira origem de seus males.
A pessoa passa por uma série de consultas e exames, mas não tem seu problema resolvido.
Geralmente a pessoa com algum distúrbio mental não está onde deveria estar: no psiquiatra ou no psicólogo.
Está nas mãos do cardiologista, do neurologista ou de outro especialista qualquer. É uma multidão que não trata a sua doença de forma adequada, pois um mau diagnóstico pode levar essas pessoas a conviver com enormes desconfortos, que acabam se estendendo à toda a sua família.

Isso está em um dos milhares de sites que abordam a SP.

E é a pura verdade.

Se está na dúvida, vamos mais uma vez citar os sintomas deste distúrbio:

· Vertigens ou sensação de desmaio

· Tontura, atordoamento, náusea, desconforto abdominal.

· Calafrios ou ondas de calor ou sudorese.

· Medo de morrer.

· Medo de perder o controle e enlouquecer.

· Parestesias (anestesia ou sensação de formigamento).

· Palpitações ou ritmo cardíaco acelerado.

· Dor ou desconforto no peito.

· Sensações de falta de ar ou afogamento.

· Boca seca e uma vontade imensa de beber água

· Confusão e pensamento rápido

· Contrações, tensões e espasmos musculares e rijeza.

· Dor de cabeça.

· Desrealização (sensação de irrealidade) ou despersonalização (estar distante de si mesmo).

· Terror - sensação de que algo horrível está prestes a acontecer com voce ou alguem querido, e de que se está impotente para evitar tal acontecimento .

As crises de panico duram em média 15 a 30 minutos, mas em alguns casos, pode durar horas, como aconteceu comigo.

E também pode ocorrer de voce passar dias inteiros com essas sensações, o que ocorre devido a um transtorno chamado TAG ( transtorno de ansiedade generalizada) , que é bem comum no paciente com panico.

Porém....

As nossas saídas existem. O tratamento consiste basicamente em:

Início: Bloqueio dos Ataques

Fase em que se utiliza medicamentos que bloqueiam ataques e /ou reduz a frequencia deles . Os remédios restabelecem o equilíbrio bioquímico cerebral ( serotonina, adrenalina, noradrenalina e etc.)

Meio: Psicoterapia

Fase em que se usam terapias de relaxamento e terapia cognitiva (ação de adquirir conhecimento) para o paciente superar seus medos e fobias que foram desenvolvidos por stress e pelas crises.

Fim: Descontinuidade dos medicamentos e conscientização do paciente

Fase que visa a descontinuidade da medicação e conscientização do paciente de que ele pode uma vida normal como qualquer ser humano, cabendo ao paciente aprender a conviver com a SP sem a necessidade dos medicamentos.

Enfim amigos queridos, espero ter ajudado um pouquinho mais sobre como saber mais sobre a SP e como cuidar dela, pra que ela fique quietinha, sem atrapalhar nossa vida !

Deus ilumine a todos.

Bjo carinhoso!!!!!


10 comments:

Anonymous said...

Olá, Ticiana!
Achei seu blog numa busca do Google e eu achei muito interessante. Sofro de SP há mais de 10 anos e alterno períodos de calmaria com períodos de crises seguidas (q é o atual). Cansada de ouvir de algumas pessoas (muito mal informadas, por sinal) de q isso se cura com baldes e vassouras, resolvi escrever um post no meu blog só falando sobre isso, explicando pra ajudar quem tem e muitas vezes nem sabe, dando coragem pra quem tem q enfrentar as crises e, principalmente, abrindo os olhos de alguns ignorantes q não sabem o q dizem. Posso contar com vc na ajuda do texto?
Um beijo!!

Anonymous said...

Oi, Tici!
Vamos nos falar mais sim. Meu e-mail é saboreseartes@gmail.com. Escreva qdo e qto quiser. Vou te linkar lá no meu blog tb pra vir aqui sempre, tá?
Um beijo!!

Anonymous said...

Criei um blog para compartilhar a minha experiencia com a Sindrome do Panico.
Deem uma olhada, pode ter coisas interessantes: http://fuiaoinfernoevoltei.blogspot.com/

Anonymous said...

Olá... Muito bom o seu blog..
Também possuo essa doença e tenho procurado a cura da mesma de todas as formas...
Gostaria de me corresponder contigo e outras pessoas que também sofrem desse mal para nos ajudarmos.
Fico aguardando retorno.

Anonymous said...

Ah, esqueci de dizer... meu email é o transtornodopanico@gmail.com.

Anonymous said...

Olá tenho 16 e estou sofrendo de sp há +/- 5 meses.. todo os dias é um desafio para mim acordar de manha e ir para  escola, as vezes eu acordo melhor outras vezes ja levanto passando mal ... outras que sao raras mas muito significativas sao as vezes que eu levanto tenho tontura mas vou para a escola com a ajuda de uma amiga minha que sabe do mau ques estou sofrendo e sempre que pode me ajuda.. nós fazemos curso aos sabados e ela tenta ao maximo me ajudar.. ela nao fala no assunto mas sempre esta comigo e eu confio muito nela, parece que quando eu estou com ela nada de ruim vai acontecer.Eu vi o teste e nao tenho todos os sintomas, mas o sintoma de formigamento esta começando a surgir, tenho medo de frequentar psicologos ou ir ao medico, minha mae no começo evitava ao maximo de me pedir para ir ao mercado, a farmacia ou outros lugares, hji em dia ela ja pede algmas vezes e fica descepicionada quando eu digo que nao e isso me machuca mtu... eu rezo todos os dias para que o dia seguinte seja melhor.Eu aprendi muito comigo mesma mas o meu maior desafio é lidar com a minha mente controla-la para que eu sofra o menos possivel e consiga superar essa faze que eu acredito muito que ira passar.Todos os dias quando vou para a escola tenho medo de ter tontura e desmaiar pois tudo começou assim, entao eu levo salgadinho, um pot com sal, gaitorade, bolacha, coisas que eu possa comer e me sinta segura.O conselho que eu quero dar e é por isso que estou postando aqui hji é que.. tentem controlar procurem ajudar alternativas para aliviar a tensao e tentem ao maximo sair com o cachorro de carro.. pois quanto mais a gente demora pior é.. eu ainda lembro do quanto eu sofri e chorei quando eu dizia que nao queria ir a escola e minha mae me empurrava.. hji eu só posso agradescer por esses momentos de sofrimento pq hji eu vejo que eles me ajudaram muito..a cada dia que nós nos superamos e enfrentamos um pouquinho esse medo se torna mais facil do dia seguinte.Achei o blog pocurando no google sobre isso e acho que ele é muito importante pq as vezes os nossos familiares nao sabem como nosajudar e as vezes vendo que existem pessoas com os mesmos problemas ou até pior do que o nosso a gente para e pensa que nem sem pre é tao dificil, se outras pessoas passaram por isso pq eu nao posso conseguir tbm?Espero que todos se tratem e achem a cura  que Deus ajude a nós todos a passarmos por essa etapa que parece insuperavel. Um beijo!

Roneyb said...

Nem sempre comento aqui, mas sempre lembro de vc quando alguém deixa um novo comentário lá no meu post sobre Rivotril.

Gostaria de saber como vc anda :-)

joyce said...

oi! achei seu blog pelo Google mas nao sei bem se tenho essa doença. desde q tive uma virose leve no mes passado emagreci muito ja q meu maior sintoma foi o enjoo e nao conseguia comer.desde entao nao consigo recuperar meu peso e tenho enjoos.fui ao gastro e tomei remedio de vermes, o que ajudou, mas nao sinto q passou por completo.os enjoos sao bem leves, e o q e pior é q sint medo de comer e passar mal. sinto medo de adoecer o tempo todo,nao consigo relaxar.desses sintomas q vc listou so tenho esses, e bem leves,entao nao sei se é um stress momentaneo ou o começo de algo pior.ja marquei consulta com um psiquiatra, mas enquanto não chega gostaria de uma resposta sua, uma opinião p me tranquilizar.
mt obrigada

Tici said...

Ola! Nao acesso mais esse blog pois realmente nao tenho tempo desde que mudei de emprego, mas qualquer um que quiser me escrever p/ conversar e falar sobre isso, por favor fique a vontade: tici_tassele@hotmail.com ( msn tbem) . Somente especifique onde pegou meu email q te add.
To muito bem ha 2 anos, e queria dividir como cheguei a isso c/ todos vcs. Bjs e Fiquem c/ Jesus!

Anonymous said...

quando vc reprime sua ousadia vc desenvolve sindrome do panico.
Os medos e fobias quando não são tratados, ou seja, quando a ousadia não é reassumida, fazem com que a pessoa entre em um terrivel processo vicioso crescente e ai então provoca o medo e ele contribui para reprimir mais ainda a ousadia, que por sua vez provoca mais medo, culminando com a sindrome do panico e por conseguinte com a perda de sua liberdade total, uma vez que a pessoa passa a evitar os lugares onde a crise acomete.
vc faz tudo que o seu temperamento tem? voce realmente aceita seu temperamento como um todo? como sera que é seu temperamento? uma maneira de descobrir é pensar em quando vc era criança e ia ausente de preocupação adulta e social. Do que vc gostava? quais eram suas tendencias e preferencias? como vc quer viver? do que vc gosta? pelo que se interessa na vida?

tenho muita mediunidade, e vou dar a cura para vcs, é mais simples do que vcs imaginam..
teve muitas pessoas que tiveram um start para começar as crises e muitas não tiveram.. isso não tem nada a ver..
o que acontece? todo mundo tem uma alma e vc vem com um jeitão, quando vc nega isso para ser o que seus pais acham que vc deve ser, o que sua familia acha que vc deve ser, o que seus amigos acham que vc deve ser , o que seu namorado/marido acha que vc deve ser...e vc compra isso e muda.. pronto dependendo do que vc nega em vc se isso é muito forte a crise vai ser muito forte, é proporcional ao que vc está negando...
toda essa energia que vc não tá liberando ataca a mente, e a vida sempre vai vencer, ou vc faz e vive como sua alma deseja ou ela vai por vc na cama.. a vida da cheque mate vcs tem que entender isso...

sua alma NAOOOO quer mais viver do jeito que as pessoas acham que é melhor, sua alma quer viver do jeito dela, quer se curar? para de ser o que os outros esperam q vc seja e começa a ser o que vc era antes de fazer essa mudança.. quando vc fizer isso toda a energia começa a fluir e sair, e vai desintoxicando ... ja tive variosssssssssssss casos de cura varios varios... é simples ...

bom se vc não aprender nessa vida, vai para o umbral e vai fica sofrendo sofrendo até a hora que vc cansar... a vida é infinita, vai voltar aqui e vai continuar sofrendo, até assumir quem vc é de verdade diante dos outros sem medo de julgamentos!